VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

FIM DO RECESSO E INÍCIO DE POLÊMICAS

ZERO HORA 31 de julho de 2013 | N° 17508

FIM DO RECESSO, Polêmicas à espera do Congresso

Insatisfação da base aliada de Dilma e projetos que dividem parlamentares marcam, amanhã, o retorno dos trabalhos legislativos



Após recesso de duas semanas, o Congresso retoma as atividades amanhã com uma pauta de votação recheada de polêmica e que deve ampliar o racha na base de governo. A primeira delas deverá ser a proposta que destina recursos dos royalties do petróleo para saúde e educação, que tramita em regime de urgência e já tranca a pauta da Câmara. O Planalto conseguiu minimizar a derrota sofrida na Casa, modificando o texto no Senado e reduzindo a previsão de gastos, mas os parlamentares prometem não deixar por menos.

Protestos, eleições em 2014 e queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff formam o combustível que deve inflamar o debate político. Os aliados reclamam de desarticulação do Planalto e de atropelo do Legislativo pelo Executivo. Há ainda um movimento na tentativa de derrubar vetos presidenciais a projetos aprovados por deputados e senadores, o que muitos consideram uma espécie de “afronta”. Um exemplo é o veto parcial à proposta que estabelece novas regras para a divisão dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

– Dilma tem total falta de sensibilidade política, e isso é terrível. Quando ela estava em alta, todos a aturavam porque a opinião pública achava que ela era competente e que estava limpando os erros do Lula – diz o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

Para o coordenador da bancada gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), o Planalto precisa ter “mais humildade e menos arrogância” e dialogar com o Congresso.

– Nesse momento, precisamos ter uma grande conversa da Casa Civil com as lideranças da base, sob pena de o governo acumular muitas derrotas – avalia.

Entre as projetos que visam dar uma resposta às reivindicações das ruas, estão o passe livre para estudantes do país, que tramita no Senado, e o fim do voto secreto no Congresso e a minirreforma eleitoral, na Câmara.

Os deputados também deverão analisar a proposta que torna corrupção crime hediondo, além da cassação do mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.

CLEIDI PEREIRA


Nenhum comentário: