VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

SENADO RECUA E APROVA PEC DOS SUPLENTES


ZERO HORA 11 de julho de 2013 | N° 17488

REVIRAVOLTA

Senado recua e aprova a PEC dos suplentes



Com um acordo costurado entre os líderes de todos os partidos, o Senado voltou atrás na decisão de terça-feira e aprovou, ontem, a PEC que define novas regras para a suplência. A proposta impede a eleição de suplentes que sejam parentes até segundo grau dos titulares e diminui de dois para um o número de reservas.

Na sessão de terça-feira, o plenário derrubou projeto semelhante, mas voltou atrás diante da repercussão negativa da decisão. A PEC dos suplentes integrava a agenda positiva inaugurada pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), em resposta às manifestações populares do mês de junho.

No entanto, a proposta foi votada com uma alteração: o trecho que determina a convocação de nova eleição se o titular deixasse a Casa de forma definitiva foi excluído do novo texto aprovado. Em casos de morte ou renúncia da cadeira, um novo senador seria eleito para a vaga do titular, e o suplente só permaneceria no cargo até a posse do novo senador eleito.

Após lobby dos suplentes, o item foi suprimido da PEC.

Ontem, foram realizados dois turnos de votação. No primeiro, foram 64 votos a favor, uma abstenção e um contrário. No segundo, o placar foi de 60 votos favoráveis e mais uma vez, uma abstenção e um contrário. Eram necessários 49 votos em cada turno.

Com a aprovação da PEC em dois turnos, a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: