VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

domingo, 6 de julho de 2014

TEMAS QUE DEVEM DOMINAR A CORRIDA ELEITORAL

ZERO HORA 06 de julho de 2014 | N° 17851

JULIANA BUBLITZ

ELEIÇÕES 2014. A LARGADA DA CAMPANHA


A PARTIR DESTE DOMINGO, os candidatos terão três meses para convencer o eleitor. Saiba quais serão os principais temas em debate e as novidades que o esperam até 5 de outubro.



Prepare-se para uma enxurrada de números e teses sobre a situação econômica brasileira. E não se surpreenda diante de uma guerra de estatísticas. Especialistas em marketing, consultoria e ciência política não têm dúvidas: temas ligados ao bolso do cidadão dominarão a disputa pelo Palácio do Planalto nos próximos três meses.

Esteja pronto, também, para ver concorrentes pisando em ovos ao abordar assuntos delicados, relacionados às manifestações de junho de 2013. Ou mesmo em saia justa, às voltas com outro tópico indigesto para alguns (em especial petistas e tucanos, protagonistas de dois mensalões): a corrupção.

– Tentativas de colar os escândalos em Dilma e Aécio virão, mas não vão dar resultado. O eleitor entenderá como oportunismo – afirma a cientista política Rita de Cassia Biason, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

CRÍTICO E EXIGENTE

No Rio Grande do Sul, a disputa pelo governo do Estado terá outro foco. Recairá principalmente sobre a crise nas finanças públicas, um problema à espera de solução há décadas, gestão após gestão.

Os aspirantes ao Palácio Piratini terão de se esmerar para convencer a população. A superficialidade de propostas, avalia o professor Gaudêncio Torquato, da Universidade de São Paulo (USP), será posta à prova em outubro.

– Este pleito vai mostrar que o eleitor está mais crítico e exigente. Ele não vai mais comprar gato por lebre – diz Torquato.



DESCONTRAÇÃO NO CONTATO COM O ELEITOR



Não espere uma campanha tradicional e sem graça. Até outubro, você testemunhará uma invasão de selfies de políticos na sua timeline e será confrontado com montagens virtuais (os famosos memes) cheias de criatividade.

Na TV, a novidade ficará por conta do foco na naturalidade. Os programas tentarão mostrar os candidatos como eles são, sem o excesso de artificialidade de anos anteriores. A propaganda na telinha começa em 19 de agosto.

– As pessoas já não aceitam mais a linguagem pasteurizada – sintetiza Gil Castilho, presidente da Associação Latino-americana de Consultores Políticos.

Na internet, a engenhosidade e a capacidade de interagir com as pessoas – inclusive respondendo a críticas – serão a tônica. Se você tem smartphone, prepare-se para o assédio: aplicativos como o WhatsApp deverão ser utilizados para angariar votos, tanto quanto Twitter, Instagram e Facebook, cada um a sua maneira.

– Os políticos estão se dando conta de que a internet não é uma coisa só. Quem souber usar as diferentes ferramentas que ela oferece do jeito certo vai se dar melhor – afirma Carlos Manhanelli, da Associação Brasileira dos Consultores Políticos.


Lei eleitoral prevê restrições


A campanha começa oficialmente no domingo, mas a lei prevê algumas restrições a partir deste sábado. Passa a ser proibida a publicidade institucional nas esferas em que os cargos estejam em disputa, salvo em caso de necessidade reconhecida pela Justiça.

Também é vedada a contratação de shows, pagos com recursos públicos, para a realização de inaugurações de obras. Candidatos são impedidos de participar desse tipo de evento.


OUTRAS DATAS IMPORTANTES

15 DE JULHO -Eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral poderão requerer habilitação para votar em trânsito para presidente.

19 DE AGOSTO -Começa a propaganda na TV.

2 DE OUTUBRO -Último dia para propaganda no rádio e TV, comícios e uso de sonorização nas ruas.



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