VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

EFEITO CASCATA E DESCRÉDITO

PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA. Efeito cascata - ZERO HORA 30/08/2011

Se os vereadores de Porto Alegre se acham no direito de aprovar um aumento de 74%, valendo desde fevereiro, o que significa o pagamento de seis meses de atrasados, quem irá convencer os funcionários públicos em geral de que é impossível atender suas demandas salariais? O índice extrapola qualquer medida de inflação, já que tem origem na elevação dos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal nos últimos anos, base para os aumentos já concedidos aos deputados federais e estaduais.

A situação financeira da prefeitura é relativamente estável e o aumento não provocará nenhum abalo nas contas. O abalo será sentido na imagem dos vereadores, mas quem aprovou o reajuste confia no tempo para apagar as marcas do desgaste. Até a eleição do ano que vem, serão 13 meses – com Natal, ano-novo e Carnaval no meio. Elevando agora para R$ 14,8 mil, a Câmara cria as condições para manter nesse patamar os salários dos vereadores que serão eleitos em outubro de 2012 e que deve ser definido sempre antes da eleição.

Enquanto os vereadores da Capital terão 74% e poderão fazer um pé-de-meia com os atrasados, formam-se filas às portas do Palácio Piratini em busca de reajustes. O cofre é outro, as finanças do Estado e da prefeitura não têm vasos comunicantes, mas no imaginário de quem amarga baixos salários tudo se mistura.

O Piratini freou o reajuste dos servidores do Judiciário e do Ministério Público na Assembleia e propôs uma alternativa que empurra 5% para fevereiro de 2012. Tudo para tentar conter a avalanche de pedidos de reajuste dos servidores do Executivo, especialmente dos professores que cobram o pagamento do piso salarial e dos brigadianos que ganham o menor salário entre as polícias militares de todo o país. Como ninguém levará o que está pedindo, os protestos tendem a se multiplicar pelo Estado.

** Para compensar o desgaste com a aprovação do aumento de 74%, a Câmara de Porto Alegre anunciou que não vai aumentar o número de vereadores de 36 para 37.

ALIÁS - O prefeito José Fortunati poderia pegar carona no aumento dos vereadores e reajustar o próprio salário e dos secretários, mas não fará isso, para não entrar em guerra com os servidores e não comprometer a reeleição.

2 comentários:

Retomando disse...

Estou indignada!Até onde ou quando aguentaremos? Será que ninguém ou nada pode com a ganância desenfreada, desrespeito aos "realmente" trabalhadores, falta de empatia e consideração com aqueles que nada tem? Somos mesmo ovelhas a caminho do matadouro!Tanto crime, nesse país, contra inocentes e ninguém enxerga essas pragas, corruptos, cânceres da sociedade! Odeio a política egoísta, dos políticos! Raça de víboras!

Retomando disse...

Me aguardem nas próximas eleições, cambada ou quadrilha!No que depender de mim, vou fazer a minha parte, na divulgação das ações da quadrilha!