VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

OPERAÇÃO VOUCHER - BASE GOVERNISTA INCONFORMADA AMEAÇA APROVAR GASTOS

Base governista, puxada pelo PMDB, paralisa o Congresso - Denise Rothenburg - CORREIO BRAZILIENSE, 11/08/2011 07:44; Colaborou Júnia Gama

A Operação Voucher, que prendeu mais de 30 pessoas ligadas a fraudes no Ministério do Turismo foi a gota d’água. A base governista, puxada pelo PMDB, paralisou ontem as votações no Congresso e jogou em primeiro plano projetos que ampliam gastos governamentais sem a contrapartida na Receita — justamente o oposto do que foi pedido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na reunião do Conselho Político. A manobra, chamada internamente pelos líderes de “operação tartaruga”, foi combinada na noite de terça-feira entre PMDB, PR, PP, PTB e PSC, o antigo blocão que funcionou no início da legislatura. O objetivo é levar a presidente Dilma Rousseff a mudar a relação com o Congresso, o tratamento dispensado aos aliados e mostrar a ela que os partidos não são subalternos em seu governo.

A primeira ação concreta partiu do PMDB, que, no momento, tem dois de seus ministros — o da Agricultura, Wagner Rossi, e o do Turismo, Pedro Novais — expostos a dar explicações sobre denúncias de corrupção. Na reunião de líderes ontem à tarde, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) sugeriu que fosse colocada em pauta a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que cria um piso nacional para os salários de policiais e bombeiros. “Prometemos votar essa matéria”, ameaçou o líder. Foi o suficiente para que o deputado petista José Guimarães (CE) batesse a mão na mesa: “Epa! E quem vai pagar a conta do piso de R$ 3,5 mil?”. Entre o seu partido e o PMDB, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), ficou no meio-termo: “Bem, vamos aguardar”, disse, diante de sugestões dos governistas de ouvir o Executivo.

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi quem deu o segundo tiro na mesma reunião: “Sem regulamentar a Emenda 29 (sobre o aumento de repasses à Saúde), não tem DRU (desvinculação de receitas da União). Afinal, a DRU tira receitas da Saúde”. O emaranhado de siglas e números tem uma explicação: a DRU permite ao governo desvincular 20% do orçamento para gastar como quiser. Se não fosse esse dispositivo, garantido por uma emenda constitucional que tem prazo de validade até o fim deste ano, o governo não teria flexibilidade de caixa. Agora, o PMDB, com o apoio do antigo blocão, diz que só aprovará a reedição desse orçamento menos engessado se houver a garantia de aumento dos gastos em saúde.

Temor

Os líderes do governo saíram assustados da reunião, inclusive o peemedebista Mendes Ribeiro Filho (RS), que assumiu há pouco tempo a liderança do governo no Congresso: “A presidente foi muito clara ao dizer que o Brasil precisa de apoio e de se preparar para a crise. Não dá para ser assim”, comentou o deputado, preocupado com a situação que se desenhou.

Agora, o Palácio do Planalto corre contra o tempo para tentar acalmar os aliados. Mas, até agora, não conseguiu. O PMDB, por exemplo, avaliou, na noite de terça-feira, que, desde o início do governo, só perdeu terreno: Furnas, Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Secretaria de Atenção Básica à Saúde, por exemplo, eram cargos que o partido comandava no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e que hoje estão sob o comando do PT. A sigla ganhou apenas o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O PR, que hoje segue a cartilha peemedebista, fez um jantar na terça-feira à noite e avaliou que é hora de mostrar à presidente que ela precisa tratar os aliados com mais respeito. Só não se sabe quem vai ganhar esta queda de braço.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Se esta "retaliação" da base aliada provocar a aprovação da PEC 300, saudamos a apoiamos veementemente a presidente Dilma e a Polícia Federal pela varredura da corrupção instalada no Governo.

Nenhum comentário: