VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SEMPRE MAJESTADE

PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA - ZERO HORA 29/08/2011

Com o título O Poderoso Chefão, a revista Veja desta semana usou sete páginas para mostrar que o ex-ministro José Dirceu mantém um gabinete num hotel de Brasília, onde despacha com graúdos da República e conspira contra o governo da presidente Dilma. Usando imagens de uma câmera que mostra o corredor, a revista identifica quem se encontrou com o ex-ministro entre os dias 6 e 8 de junho deste ano numa suíte do Hotel Naoum, em Brasília. E não são apenas petistas: até dois tucanos e um peemedebista foram ao escritório de Dirceu.

Para esvaziar o impacto da reportagem, na sexta-feira José Dirceu contra-atacou. Em seu blog, acusou um repórter da Veja, que estaria hospedado na suíte ao lado da dele, de ter tentado enganar uma camareira para entrar no apartamento. O repórter teria dito que estava hospedado na suíte de Dirceu e que perdera a chave, mas a camareira não abriu a porta. Desse episódio resultou um registro policial contra o repórter e a revista, acusados por Dirceu de usar métodos ilegais e antiéticos, como os que provocaram o escândalo que resultou no fechamento do jornal brtitânico The News of theWorld por grampear telefones de pessoas retratadas em suas reportagens.

A maior parte do que a reportagem de Veja mostra não é segredo para quem acompanha a vida de José Dirceu. Desde que foi cassado e acusado de chefiar a quadrilha do mensalão, o ex-ministro trabalha como consultor, presta serviços a grandes grupos empresariais e se encontra com companheiros do PT. Nunca se afastou do partido, fez campanha para seus candidatos e dá palpites sobre o governo.

É constrangedor, mas não surpreendente, que Dirceu se encontre com ministros e com companheiros do PT que sempre lhe prestaram reverência ou que em outros tempos foram de correntes opostas. Como ainda não foi condenado, o ex-ministro se declara inocente e se agarra à Constituição para pedir aos próprios companheiros que lhe deem o benefício da dúvida.

O mais surpreendente na reportagem de Veja é a presença de três Eduardos entre os visitantes da suíte de José Dirceu: o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO) e o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO). Nehum deles deu uma explicação convincente para a visita.

Nenhum comentário: