VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

VAIVÉM DE TEMER EXPÕE DESARTICULAÇÃO

ZERO HORA 05 de julho de 2013 | N° 17482

RUÍDO NO GOVERNO


Primeiro, Michel Temer afirmou que não há prazo suficiente para fazer um plebiscito e aprovar a reforma política a tempo de as regras valerem na eleição do ano que vem. Horas depois, o vice-presidente lançou nota dizendo exatamente o contrário. O vaivém demonstrou a dificuldade provocada pela falta de apoio dos aliados à proposta. Diante da resistência de governistas, a consulta só deve ocorrer no ano que vem, valendo para a campanha municipal de 2016.

Menos de cinco horas depois de afirmar que “temporalmente é impossível” aplicar um plebiscito que altere as regras do sistema político já em 2014, o vice-presidente Michel Temer recuou e disse que o “governo mantém a posição de que o ideal é a realização da consulta em data que altere o sistema político-eleitoral já nas eleições de 2014”.

O vaivém foi criticado pela oposição e pelos aliados, ampliando a tensão no Planalto e a dificuldade de articulação política. Sem apoio até mesmo de governistas, o governo enfrenta barreiras para emplacar a consulta ainda em 2013. Ela deve ficar para o ano que vem.

Na manhã de ontem, Temer se reuniu com os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para tratar do plebiscito. Também participaram do encontro líderes de partidos aliados na Câmara.

Por volta do meio-dia, questionado se estava claro, entre os líderes partidários e o governo, que não haveria tempo suficiente para viabilizar um plebiscito que alterasse as regras do sistema político já em 2014, Temer respondeu:

– A esta altura, embora fosse desejável, temporalmente é impossível.

As declarações causaram mal-estar no Palácio do Planalto e irritaram a presidente Dilma Rousseff. Por volta das 17h, a assessoria dele enviou nota em que o peemedebista afirma que a declaração anterior não havia sido feita em nome do governo. “A minha declaração sobre a realização do plebiscito da reforma política relatou a opinião de alguns líderes da base governista na Câmara”, diz o texto.

Líder do PSB critica Planalto

Esta é a segunda vez que o governo recua em uma decisão sobre a reforma política. No final de junho, o ministro Aloizio Mercadante, afirmou que o governo desistiu da proposta de instituir uma Constituinte exclusiva para tratar da reforma política. A proposta havia sido anunciada no dia anterior.

A base governista também não demonstra consenso sobre a realização do plebiscito. Publicamente, apenas dois partidos declararam apoio à iniciativa presidencial: PT e PC do B. O líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), classificou como impressionante o “nível de improvisação” do Planalto.

– Estamos percebendo a fragilidade das ações do governo – afirmou o senador, entusiasta da candidatura presidencial do governador Eduardo Campos (PSB-PE).

Presidente do DEM, o senador Agripino Maia (RN) também criticou a posição do governo:

– Nunca senti firmeza na manifestação do Temer e queria que ele tivesse mantido a posição que os líderes interpretaram (da falta de tempo para aprovar a reforma).

Já o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), classificou como “engodo” a proposta do plebiscito.

Nenhum comentário: