VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sábado, 17 de janeiro de 2015

A CONTRADIÇÃO DOS REAJUSTES NO ESTADO

ZERO HORA 17 de janeiro de 2015 | N° 18045


EDITORIAIS








O governador José Ivo Sartori assumiu o cargo anunciando uma série de cortes que, diante do tamanho reiterado sistematicamente por ele mesmo das dificuldades enfrentadas pelo setor público, têm um valor simbólico. Ainda assim, as providências contribuíram para passar a ideia da necessidade de um esforço conjunto para tirar o Estado desse impasse. Faltou ao governador justamente a preocupação com esse aspecto quando decidiu sancionar o reajuste de seu próprio salário e os de outras categorias de uma elite do setor público. E isso no momento em que os gaúchos eram informados da possibilidade de o déficit estadual superar R$ 7 bilhões.

Se a situação do Estado é realmente crítica a esse ponto, cresce a importância de se preservar a confiança da sociedade na capacidade de se encontrarem saídas e em colocá-las em prática. A contribuição dos gaúchos poderá ser mais efetiva se os administradores públicos conseguirem passar a ideia de compromisso firme com a austeridade, mesmo com base em gestos simples.

Um setor público financeiramente combalido como o do Rio Grande do Sul tende a enfrentar ainda mais dificuldades pela frente, antes de conseguir rumar para o equilíbrio. Por isso, é preocupante que líderes de diferentes poderes já enfrentem agora o desgaste resultante dos reajustes, pois se confrontarão com pressões financeiras mais adiante, incluindo as relacionadas à revisão nos vencimentos de diferentes categoriais funcionais.

Governar é encontrar saídas para dificuldades desse tipo, de preferência realistas e que possam ser comunicadas de forma clara e transparente para a população. Mas é, ao mesmo tempo, ter consciência de que os exemplos de austeridade teriam de partir primeiro dos responsáveis pelas decisões no comando da máquina pública.


 

Nenhum comentário: