VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

EFEITO NEGATIVO



ZERO HORA 30 de janeiro de 2015 | N° 18058

Explicações não convencem e ações da Petrobras recuam mais



DIREÇÃO DA ESTATAL cogita suspender distribuição de dividendos e admite risco de crescimento das perdas com novas denúncias de corrupção. Papéis da empresa caem quase 14% em dois dias. Em teleconferência com analistas de mercado, a direção da Petrobras tentou ontem explicar os dados do balanço financeiro não auditado do terceiro trimestre e os motivos pelos quais a estimativa de perdas com corrupção ficou fora das demonstrações. O resultado da apresentação aprofundou a incerteza dos investidores a respeito da companhia porque o cenário traçado para os próximos meses é de retração e faltam respostas claras às dúvidas.

O diretor da Petrobras Almir Barbassa admitiu a possibilidade de não distribuir parte do lucro aos acionistas – o chamado dividendo. A presidente da estatal, Graça Foster, disse que os investimentos devem ser reduzidos e projetos pouco rentáveis devem ser cortados. A meta é evitar o aumento de dívidas e preservar o caixa da empresa.

A dirigente também afirmou que o rombo causado pela corrupção nas contas da Petrobras poderá ser ainda maior do que o estimado, caso surjam novas empresas e contratos suspeitos na investigação da Operação Lava-Jato.

A frustração do mercado se materializou nas ações da estatal. O papel preferencial (sem direito a voto) da petrolífera fechou ontem em queda de 3,10%. Durante a teleconferência, chegou a cair 7%. Em dois dias, são quase 14% de recuo. A ação com direito a voto encerrou em baixa de 1,85% – somados os pregões de terça e quarta, a cotação diminuiu 12,14%.

PERÍODO DE INVESTIGAÇÃO PODERÁ SER AMPLIADO

Barbassa disse que, dependendo da “situação de estresse financeiro” da Petrobras, o não pagamento de dividendos é uma “alternativa que poderá ser considerada”. O diretor lembrou que a lei prevê remuneração mínima aos donos de ações preferenciais, com a garantia de distribuição de 25% dos lucros.

A companhia também poderá ampliar o período sob investigação da corrupção na empresa, limitado entre janeiro de 2004 e abril de 2012, época em que Paulo Roberto Costa era o diretor de Abastecimento da estatal. Ao todo, a companhia identificou 52 contratos firmados com 23 empresas citadas nas investigações. Em 31 deles, os números estavam “inflados” em R$ 88 bilhões em relação ao valor “justo” de mercado. A diferença, segundo a Petrobras, corresponde a perdas com a corrupção, deficiência em projetos, alterações de custos e outras “fragilidades”.

Graça anunciou que irá cortar investimentos da companhia a ponto de reduzir a carteira de exploração de petróleo “ao mínimo necessário” e que também irá desacelerar o ritmo das obras do Comperj, refinaria no Rio. A construção das refinarias Premium 1, no Maranhão, e Premium 2, no Ceará, investimentos estimados em R$ 2,7 bilhões, foi descartada.

Nenhum comentário: