VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

CORTES EM NOME DA EFICIÊNCIA



ZERO HORA 19 de janeiro de 2015 | N° 18047


POLÍTICA + | Rosane de Oliveira




A tesoura do governador José Ivo Sartori ainda não entrou em ação, mas os cortes de diretorias, cargos em comissão, funções gratificadas e estruturas estão sendo articulados por um grupo encarregado de repensar o organograma do Estado. Esse redesenho deverá ser mais profundo do que imaginam os aliados do governador na Assembleia e abrirá polêmica bem maior do que o decreto que estabeleceu os cortes de gastos de custeio.

Nada está definido ainda, mas a lista de estatais e autarquias passíveis de extinção é longa. Começa pelo Badesul, um banco de fomento marcado por idas e vindas desde 1973. A avaliação preliminar de um grupo ligado ao governador é de que existe sobreposição de funções entre Badesul, Banrisul e BRDE.

Outro órgão que terá as funções e o desempenho analisados com lupa é o Daer. No governo, há quem defenda sua extinção, com a transferência das atribuições (e dos funcionários) para a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

No topo da lista das candidatas à extinção, está a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), historicamente deficitária e com um passivo gigantesco, que terá de ser pago mesmo que seja liquidada. O patrimônio poderá ser vendido para ajudar a pagar o passivo que hoje sangra o Tesouro.

Pela lógica do custo-benefício, a Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (Corag) também pode estar com os dias contados. A avaliação de integrantes do governo é de que a Corag perdeu a razão de ser com o avanço da digitalização. Para editar o Diário Oficial e livros técnicos do interesse do Estado não seria necessária uma estrutura pesada como a da Corag, avalia um interlocutor do governo.

O Estado tem 20 fundações, 11 sociedades de economia mista e nove autarquias.

Nenhum comentário: