VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

TSE REGISTRA VOTOS PARA 260 CANDIDATOS BARRADOS



ZH 07 de outubro de 2014 | N° 17945

ELEIÇÕES 2014. FICHA SUJA


DESEMPENHO DE POLÍTICOS com problemas no registro foi computado pelas urnas porque eles têm direito de recorrer até o fim dos processos



O sistema de votação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou pelo menos 260 candidatos que tiveram os nomes inseridos na urna eletrônica mesmo com a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. Os dados referem-se aos cargos de deputado federal, senador e governador.

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), candidato à reeleição, foi o barrado com o maior número de votos: 250 mil. Mesmo impedido pela Lei da Ficha Limpa, poderá ser diplomado para assumir o cargo caso ganhe um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão também poderá mudar a bancada de deputados federais do Estado eleita no domingo, no primeiro turno.

Apesar de estar com os nomes inseridos nas urnas eletrônicas, os candidatos com problemas no registro tiveram votos computados em separado. De acordo com entendimento da Justiça, o candidato tem o direito de recorrer até o fim do processo.

Maluf teve a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, norma que impede a candidatura de políticos condenados pela segunda instância da Justiça. Em novembro de 2013, a 10ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação do político por ato de improbidade administrativa. O tribunal considerou que houve irregularidades nos contratos para construção do Complexo Viário Ayrton Senna quando o deputado era prefeito da cidade.

IMPEDIDOS
De acordo com os dados contabilizados pelo TSE, os Estados que tiveram mais candidatos que concorreram ao cargo de deputado federal com a candidatura barrada foram
Rio de Janeiro: 102 candidatos
São Paulo: 74
Na corrida para o Senado, foram registradas cinco candidaturas indeferidas
Pará: 1
Rio de Janeiro: 1
Rio Grande do Norte: 1
São Paulo: 2
Nos governos estaduais, houve registro de três casos
Distrito Federal
Mato Grosso
Pará

Nenhum comentário: